quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Feliz dia do professor!!!!!!!

Feliz dia do professor!!!!!!!!!Para todos os professores e profissionais da educação!!!!!!!!!
Que esse dia seja muito especial, e que traga esperanças, alegrias e renovações em nossa profissão!!!!!!!!E que o professor não seja lembrado com carinho somente no dia 15 de outubro mas em todos os dias em que contribui para a aprendizagem dos seus alunos!!!!!!!!!!!
um super beijo!!!!!!!!!!

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

"Tia e professorinha"

Vocês devem ter percebido o nome do meu blog "Blog da tia dayana". Talvez quando o denominei assim, não teria percebido a crítica que esse termo "tia" implica na identidade docente. "Professorinha" e "tia" são expressões carinhosas incorporadas e assumidas pelo profissional da educação. A professora vira um parente postiço. Se por um lado, até hoje há o uso e a defesa dessa indentidade, pois as crianças precisam desse afeto, por outro há aqueles que a contestem, devido ao esvaziamento da professora como uma profissional e aos aspectos ideológicos que nela estão embutidos.
Segundo Paulo Freire, essa identidade da "tia" contribuiu, entre outros fatores, para a desvalorização dessa profissional. A recusa, segundo ele, não significa diminuir a figura da "tia", da mesma forma que a aceitação dessa identificação da professora como tia não traz nenhum valor a essa.
E quanto a vocês, o que acham do termo "tia"?
Dêem a sua opinião!!!
Um forte abraço!!!!

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

desenhos de criança

Hoje estava lendo "O pequeno príncipe" e achei uma situação muito interessante, que dizia exatamente o seguinte:

" Certa vez, quando tinha seis anos, vi num livro sobre a Floresta Virgem, « Histórias Vividas », uma imponente gravura. Representava ela uma jibóia que engolia uma fera. Eis a cópia do desenho.

Dizia o livro: « As jibóias engolem, sem mastigar, a presa inteira. Em seguida, não podem mover-se e dormem os seis meses da digestão »,..

Refleti muito então sobre as aventuras da selva, e fiz, com lápis de cor, o meu primeiro desenho. Meu desenho número 1 era assim :

Mostrei minha obra-prima às pessoas grandes e perguntei se o meu desenho lhes fazia medo. Responderam-me: « Por que é que um chapéu faria medo » ? Meu desenho não representava um chapéu. Representava uma jibóia digerindo um elefante.

Desenhei então o interior da jibóia, a fim de que as pessoas grandes pudessem compreender. Elas têm sempre necessidade de explicações. Meu desenho número 2 era assim :

As pessoas grandes aconselharam-me deixar de lado os desenhos de jibóias abertas ou fechadas, e dedicar-me de preferência à geografia, à história, ao cálculo, à gramática. Foi assim que abandonei, aos seis anos, uma esplêndida carreira de pintor. Eu fora desencorajado pelo insucesso do meu desenho número 1 e do meu desenho número 2. As pessoas grandes não compreendem nada sozinhas, e é cansativo, para as crianças, estar toda hora explicando."

Nós como educadores ou futuros educadores temos que ter uma certa sensibilidade e cuidado para não desperdiçarmos os inúmeros talentos que nossos alunos trazem consigo e criar situações as quais eles desenvolvam as suas aptidões!!!!!!!!!

um super abraço!!!!

bem vindos

Sejam bem vindos ao meu blog!!!!!!
Poderemos partilhar experiências, discutir assuntos relacionados á educação e nos conhecermos um pouco mais!!!!!!!!bj