Vocês devem ter percebido o nome do meu blog "Blog da tia dayana". Talvez quando o denominei assim, não teria percebido a crítica que esse termo "tia" implica na identidade docente. "Professorinha" e "tia" são expressões carinhosas incorporadas e assumidas pelo profissional da educação. A professora vira um parente postiço. Se por um lado, até hoje há o uso e a defesa dessa indentidade, pois as crianças precisam desse afeto, por outro há aqueles que a contestem, devido ao esvaziamento da professora como uma profissional e aos aspectos ideológicos que nela estão embutidos.
Segundo Paulo Freire, essa identidade da "tia" contribuiu, entre outros fatores, para a desvalorização dessa profissional. A recusa, segundo ele, não significa diminuir a figura da "tia", da mesma forma que a aceitação dessa identificação da professora como tia não traz nenhum valor a essa.
E quanto a vocês, o que acham do termo "tia"?
Dêem a sua opinião!!!
Um forte abraço!!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Se abolir o uso de "tia" fosse mudar a valorização do profissional educador acho que isso já teria sido feito.
ResponderExcluirO educador é quem vai se valorizar através da atuação pedagógica.
O termo "tia" já foi incorporado a nossa cultura, mudar isso é quase impossível.
Para amenizar os efeitos negativos do uso do termo o educador poderá, em certas ocasiões, impor limites ao uso do termo.
Bom, é o que eu penso...
Bjus!
Oi Flávia,eu concordo com você!Mudar o uso do termo "tia" em nossa cultura é quase impossível mesmo,temos que usá-lo com certas "contra-indicações",pois "quem educa é a pessoa com tudo que é"(Madalena Freire), não podemos negar a nossa identidade!!!!!!!!
ResponderExcluirObrigada pela sua opinião, ela foi muito importante!!!!!!um bjo
Olá Dayana.
ResponderExcluirTia ou professora isso é que menos importa para valorização do profissional.
Se mundança de nome fosse passaporte para valorização a educação estaria vendendo ações a preço de ouro no mercado financeiro, Pois foram incontáveis as vezes que mudaram seu nome:Ginasial, 1º grau, Admissão, série, ciclo, fase,Alfabetização, primário, Ano de escolaridade... E?????